sábado, 30 de janeiro de 2016

RECADO DO MESTRE !



Num destes encontros com o Mestre ele falou .adaptado de comentários de RUBENS SARACENI. sobre a teologia de Umbanda Sagrada.
―Lembrem-se, alertava-nos Pai Benedito, ―que orixá é mistério de Deus! E, como tal, assume as feições humanas que lhe dermos. Mas lembrem-se também: Existe uma Ciência Divina que explica os mistérios dos orixás,
em vez de recorrer aos seus aspectos míticos, os decifra e os ensina através das qualidades divinas que cada um deles é em si mesmo.
Recentemente (março de 2000) ganhei um livro intitulado Orixás da Bahia, de autoria de Elyette Guimarães de Magalhães e, para minha surpresa, encontrei uma descrição sobre o orixá Logum Edé, a qual transcrevo na íntegra:
“Este grande orixá, filho de Ibualama ou Inlé – uma „qualidade‟ de Oxóssi, como dizem os afro-haitianos – e da Oxum cognominada Yeyê Ponda ou mais simplesmente Oxum Ipondá, participa de modo muito imediato tanto da natureza como da própria condição de seu pai e de sua mãe, cujos caracteres reúnem (os mais opostos inclusive) e em cujos domínios alterna.
Assim é que de seis e seis meses, conforme os mitos, deixa de ser o másculo caçador habitante dos bosques, onde captura e mata os animais selvagens dos quais se nutre, para mudar-se em bela ninfa vaidosa e cheia de requebros, senhora das águas doces de cujos peixes ora se alimenta – e vice versa. Poderíamos mesmo dizer que Logum Edé é, de fato, numa só pessoa e sucessivamente, Oxossi e Oxum”.
Na ciência dos entrecruzamentos, discutida parcialmente no nosso livro O Código da Umbanda, já vimos surgirem orixás intermediários a partir dos cruzamentos das irradiações verticais com as correntes horizontais (faixas vibratórias), e ali todos foram identificados por nomes simbolizadores dos seus campos de ação nos domínios divinos.
Deduzimos que Logum-Edé é o nosso amado Pai Oxóssi do Amor.
"Ou seja nenhuma novidade aos cultos antigos" , transcrevo aqui para dizer isso aos críticos de Rubens Saraceni.
Nós sabemos que Egunitá é descrita como uma das qualidades de Iansã na mitologia yorubá. Também sabemos que Oyá é a divindade e “Iyá Mesan” é mãe dos nove filhos, etc.
Mas os espíritos mensageiros ousaram desmembrar esse mistério magnífico e nos revelaram três divindades distintas, sendo que ―Oyá Tempo‖ rege sobre a religiosidade, ―Iansã‖ sobre a lei e ―Egunitá‖ sobre a justiça, três campos distintos e complementares entre si.
Assim como Logun-edé desmembrando-se teremos as qualidades distintas de Oxossi e Oxum , onde está a heresia em se desmembrar Egunitá (o fogo) de Yansã (a tempestade)...
Os espíritos mensageiros ousaram separar e explicaram detalhadamente o elemento, o sentido da vida e o campo nos quais cada um desses mistérios atua e o que realizam, independentemente de querermos ou não, pois, além de divindades dos cultos africanos, são os orixás de Deus, os regentes da evolução dos seres!
na Teogonia descrita minunciosamente por PAI BENEDITO DE ARUANDA. está claro o entendimento dos ORIXÁS como algo para toda a existência . para toda a criação divina , desde o átomo , aos seres, a natureza até o cosmos , penetrando nas dimensões paralelas, mundos e existências diversas.
Este entendimento carece de um estudo minucioso bem direcionado,
por quem de fato deseja esclarecer e não simplesmente debater e/ou desmerecer
Eu não tenho dúvidas que o mensageiro Pai Benedito de Aruanda e seu médium Rubens Saraceni falam as novas gerações falam diretamente a um futuro onde a Umbanda será de fato a voz universalista das religiões.
Estudem TEOLOGIA DE UMBANDA.
Uma mente que se abre ao conhecimento nunca mais volta a atrofia da ignorância...


Nenhum comentário:

Postar um comentário