quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Historicamente ; o sincretismo já existia em outras religiões, como por exemplo, a católica, que incorporou em seu surgimento deuses romanos como santos, rituais pagãos como sacramento, hierarquias não religiosas; etc...

Na áfrica, onde onde os negros cultuavam suas centenas de orixás, havia sincretismo; pois cada orixá era ligado a algo material e tangível.

Quando escravizados eram vendidos separadamente; para diminuir os riscos de uma rebelião . isso enfraquecia os negros diminuindo as chances de se unirem ; devido as barreiras do dialeto e pelo fato de as tribos geralmente serem rivais.

Apesar destas dificuldades; os valores religiosos dos negros eram muito intensos; e junto chegavam sacerdotes; feiticeiros, e curandeiros que com sabedoria foram dizimando as disputas de outrora. Souberam ao longo dos tempos unir de maneira adequada os negros de várias etnias e línguas naquilo que tinham em comum: a crença nos ORIXÁS, INKICES OU VODUNS. Sem dúvidas este foi o primeiro sincretismo religioso do negro no Brasil; pois assimilaram e aprenderam a cultuar os ORIXÁS comuns; e eliminaram as outras dezenas de ORIXÁS afins.

A IGREJA CATÓLICA, com intenção de fazer desaparecer as tradições religiosas africanas; exigiu que os africanos fossem evangelizados; aprendendo rezas latinas; e o batismo, assistissem as missas e recebessem os outros sacramentos da igreja.. da necessidade do negro de não perder a sua matriz se fez o sincretismo do orixá com o santo católico. Ai percebeu-se a profunda religiosidade dos africanos e a força da crença nos ORIXÁS. Além de tudo os senhores e a própria IGREJA. Percebeu o maior rendimento do trabalho escravo quando podiam fazer o seu culto, e obrigou-se que as festas dos “santos negros” caíssem nas mesmas datas dos SANTOS CATÓLICOS.

.....o sincretismo neste caso acontece como única maneira dos negros não perderem a sua identidade; a sua matriz religiosa. E eu acredito que se DEUS não permitiu que se perde-se o culto aos sagrados ORIXÁS; apesar das inúmeras forças contrarias que existem até hoje. “NÃO É A TOA”
....É UMA MATRIZ RELIGIOSA ANCESTRAL E ANTIGA QUE CONSEGUIU SE MANTER E EVOLUIR , E GERAR NOVAS MATRIZES .
....sobrevivente da evangelização e do preconceito; 

com PODER.
ORIXÁS REPRESENTAM QUALIDADES DIVINAS. 

FONTE : www.fietreca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário