terça-feira, 4 de outubro de 2011

O OLHAR MÍSTICO DA CABALA SOBRE A UMBANDA.

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UMBANDA pode ser escrita com sete letras hebraicas (elas possuem nome): ALEPH, VAV, MEM, BEITH, NUN, DALET E HEY.  Aqui encontramos as Sete Linhas e os Sete Orixás.

Os valores numéricos correspondentes são (as letras também possuem um número): Aleph (01), Vav (06), Mem (40), Beith (02), Nun (50), Daleth (04) e Hey (05).  Logo, a soma da palavra Umbanda é 108.

Em hebraico, temos outras palavras com este mesmo valor. As palavras com o mesmo valor são irmãs, ou seja, possuem a mesma vibração ou poder.

Assim, temos as seguintes palavras irmãs de Umbanda :
1) Chanakh: dado graciosamente e
2) Vayatzev: e ele levantou.

Nós encontramos estas duas palavras no Livro do Gênesis da Bíblia.  A primeira em 33, 5 e a segunda em 33, 20.

Lemos na primeira: “Os filhos que Deus (tem) graciosamente dado” e na segunda: “e ele levantou ali um altar e chamou-lhe Deus”. Isto ocorreu quando o Patriarca Jacó chegou na cidade de Siquém.

O significado místico desta passagem é de grande importância, pois vemos aqui inseridas a origem divina da doutrina ou religião umbandista. 

Jacó, o Patriarca, é a raiz das Doze Tribos de Israel. Segundo a passagem acima, ele levantou um altar ao Altíssimo e Onipotente Senhor.  Este altar, uma rocha consagrada, é chamado de “Deus”, pois representa a divindade fincada na terra. Uma espécie de “assentamento”...

Em que a Umbanda desceu do Céu (plano astral superior).  

Desta forma, cabalisticamente lemos: 
-Que...  UMBANDA.

- Como uma rocha ela é forte, firme e tem base muito sólida.
- Também é eterna, pois os homens não podem mudar os desígnios divinos. 

Texto de Ras Adeagbo.

Umbanda começa com a letra Aleph.  Esta letra simboliza o “início”, pois é a primeira letra da escrita sagrada.  Aleph é uma imagem do Deus Criador, o princípio de tudo.


A Umbanda convida o adepto a voltar à sua origem divina. Uma religião autêntica vem de cima (astral superior, o mundo da unidade), não de baixo (astral inferior, o mundo da confusão).

O Orixá identificado com Aleph é Oxalá, o Grande Senhor das Alturas, o Pai da Pureza (branco, luminoso).  No sincretismo afro-católico é Yashua, Jesus o Nazareno, vestido de alva túnica, emanação do Pai Invisível (Olorun, Zambi).

Aleph na Cabala é também o ar.  Sem ele não existe vida. Este ar relaciona-se com o espírito, a porção divina encarnada na matéria. Isto nos lembra o primeiro espírito que revelou a origem do movimento umbandista : O Caboclo das Sete Encruzilhadas.   Vemos aqui, novamente, o número sete!  Ora, o próprio nome da Umbanda também veio das alturas, do princípio...

Umbanda é sete (poderes, raios, vibrações), veio do um (mundo da unidade), seu revelador era sete (Sete Encruzilhadas) e se manifestou do um (Olorun).  Isto é Cabala!



Umbanda, como vimos, tem sete letras. A letra do meio desta palavra mágica, o coração dela, é a letra Beith.

Esta letra significa casa, tenda ou abrigo. Misticamente pode ser compreendida como templo ou santuário.

Com a letra Beith  inicia-se a Bíblia (Antigo Testamento)em hebraico.  A Bíblia é também patrimônio dos umbandistas.  Mas, teria a Umbanda uma Bíblia especial ou revelação escrita particular, como as outras religiões?

Seguindo a tradição da Cabala, encontramos o seguinte ensinamento.  Como Deus é o princípio (letra Aleph), Beith é a criação e a criatura.  A melhor representação da criação é a Mãe Natureza.  Ela é a Bíblia viva e misteriosa. a BÍBLIA UMBANDISTA.

Quando mergulhamos nos segredos da Natureza, compreendemos melhor Deus.  Ela é um livro aberto, mas só  os que ficam em silêncio e em atitude de respeito dentro e diante dela, conseguem ler suas palavras de sabedoria.

Para a Umbanda, a Natureza é o rosto visível de Deus. Também é o santuário ou templo natural dos discípulos deste culto sagrado.

Lá na mata, cachoeira, pedreira, rio ou mar, Deus e seus mensageiros (Orixás) se mostram mais intimamente. Por isto, a Umbanda pode orgulhar-se de ter o melhor santuário da criação e a mais bonita Bíblia do mundo.
 A NATUREZA.
Ninguém precisa fazer faculdade ou pagar para ler esta escritura.  Também nunca existirão padres ou pastores donos dela!  Ela é Mãe de tudo e de todos.  A Natureza é livre e soberana.

Assim, podemos afirmar sem rodeios: A Umbanda é cabalística, como a Cabala é umbandística.  São duas rosas irmãs, do imenso roseiral do Jardim de Oxalá.

Texto de Ras Adeagbo.

domingo, 25 de setembro de 2011

a grandeza silenciosa das amizades sinceras.



È.
Já fiz coisas de que me arrependo; outras nem tanto.
Já tive orgulho; e muita vergonha.
Amei e fui amado.
Também já fui rejeitado.
Talvez já tenha sido amado e nem percebi.
Não sei ao certo o que é a pretensa felicidade; más tenho alegria.
Já fiz alguém chorar; e chorei também.
Errei feio; pequei com consciência; influenciei e fui mal influenciado; cometi maldades;
Prejudiquei-me; magoei quem não merecia.
Más também pratiquei caridade; dei bons conselhos; fui companheiro;
Fui traído por quem ajudei.
Não guardei rancor.
Levei alegria.
Compartilhei.
Dei calor; carinho.



Vivi intensamente...Apaixonei-me...Chorei...Sofri...E esqueci.
Aprendi o que é moral; bons princípios; pureza de intenções; caridade; altruísmo.
E senti o que é falsidade; inveja; traição e egoísmo.
compartilhei coisas; me atirei; cai ; levantei e cai de novo.

más o que importa é que estou em pé , firme e consciente,
dos erros e acertos
e disposto e te agradecer
pela experiência e pela oportunidade da troca
e me desculpar pelas rugas do caminho.
.estou aqui diante de ti.
Querendo falar e querendo ouvir.
Trocar um olhar.
multiplicar o carinho.
Olhar dentro de teus olhos e ver tua alma.
Te tocar no fundo, mais profundo, de teu poço.
Te encher até o topo.
Com o amor fraterno da amizade e do respeito.
Sentir que!!
VIVI; MORRI; E RENASCI , 

pela grandeza silenciosa das amizades sinceras.
beijo meu amigo , beijo minha amiga.

(Antonio bispo)



(Antonio bispo)


sábado, 17 de setembro de 2011


sonho de curumim.


"se o tempo andasse para trás e fosse possível voltar a ser criança.
se de velhos fôssemos regredindo , perdendo as dores nas costas.
O cansaço das pernas.
desconhecendo os sabores
perdendo os vícios
desaprendendo a esperteza.
perdendo malícia,
readquirindo inocência
voltando a ser criança.
perfeita criança.
pela possibilidade de ser o que quiser ao seu tempo".


.antonio bispo.


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VIVER E MORRER.

Morrer é fácil.
Difícil é viver.
Morrer é viver eternamente.
Viver é morrer um pouco a cada dia.


VIVER É SER LAGARTA.
Morrer é se tornar borboleta.


Viver é carregar todo um mundo nas costas.
morrer é como sair desta prisão.


Só que:
morrer é fácil, difícil mesmo é VIVER.


Para  viver tem-se de ter muita coragem.
tem de ter a força do leão , se pintar para a guerra todos os dias
suportar as feridas .


Para se viver ,
 tem que morrer e renascer todos os dias,
por que todos os dias a gente morre, e 
 morrer é fácil.
difícil, más difícil mesmo é VIVER.


Morrer é cruzar os braços
Viver é cruzar o oceano.


vejam vocês que:
Para morrer basta estar vivo,
Más para se viver , VIVER  de verdade, é preciso muito...muito  mais.


(Antonio bispo)

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(Antonio Bispo)

SER MÍSTICO



Ser místico é andar , não correr.
é observar.
estar atento ao que se sente , não ao que se vê.
O SER MÍSTICO , se purifica na chuva
se energiza ao som do trovão
se extasia e compartilha com a natureza de seus orgasmos chamados raios e tempestades.
 o vento forte massageia, a brisa acaricia
o sol energiza
a areia , o barro , (o solo natural) descarregam
as arvores, as folhas , as flores transmutam
 os insetos e os animais são nossos irmãos maiores e menores.
O MÍSTICO BUSCA APENAS SE INTEGRAR A NATUREZA DIVINA.
há quem vá a  cachoeira e sinta apenas o frio da água e o incomodo dos insetos.
um MÍSTICO se integra ao ponto de força da natureza , viaja por este portal .
e sente a energia dos encantados.
SER MÍSTICO É ESTAR ENCANTADO PELO AMOR DIVINO.


(Antonio Bispo)