sábado, 2 de abril de 2016

O belo e misterioso meteorito Fukang.

meteorito Fukang, acredita-se ter cerca de 4,5 bilhões de anos, portanto, tão antigo quanto a própria Terra, e foi descoberto perto de uma cidade do mesmo nome, na província chinesa de Xinjiang, em 2000, e possivelmente é a pedra extraterrestre mais impressionante que o homem já viu. O meteorito foi encontrado por uma pessoa simples, morador da região, que ficou intrigado com a rocha. O homem tinha muitas vezes parado e sentado na pedra para descansar, e ele sempre se perguntava de que material era feito aquilo e um dia, finalmente pegou um martelo e um formão e quebrou algumas pedaços, e posteriormente, enviou para os EUA e assim foi confirmado que se tratava de um meteorito.
.



Originalmente, o meteorito Fukang tinha cerca de 1.003 kg e logo após ser descoberto, uma pedaço de cerca de 20 kg foi removido. Mas o meteorito era tão incrível que todo mundo queria um pedaço. Desde então, tem sido dividido em dezenas de fatias finas e leiloados ou distribuídos ao redor do mundo. Dentro da rocha, cristais translúcidosdourados de um mineral chamado olivina, brilhavam entre um favo de mel prateadoconstituído de níquel e ferroRepresentando só 1% de todos os meteoritos, elas são um dos mais raros tipos desse objeto espacial, com apenas 61 registrados, dos quais 10 foram encontrados na Antártida, e quais quatro tiveram sua queda observada. Em 2005 o caçador de pedras do espaço Steve Arnold desenterrou um meteorito, também constituído do mesmo material de 635 kg no Kansas.
.
Um colecionador anônimo detém a maior porção do meteorito Fukang, que pesa 420 Kg. Em 2008, esta peça era esperado arrecadar dois milhões de dólares em um leilão naBonham, em Nova York, mas o meteorito não foi arrematado.  É tão valioso que mesmopedaços pequenos são vendidos entre R$ 50,00 a R$ 80,00 por grama de rocha. O laboratório Tucson Gem and Mineral Show, Tucson, no Arizona é quem detém cerca de 30 kg da pedra espacial e garante que é uma das mais notáveis descobertas de meteoritos do século 21.

Segundos peritos o Fukang ofusca todos os outros exemplos conhecidos da classe“Pallasita” (A pallasita é um tipo de pedraferro originada de meteoritos)O laboratóriodos EUA afirma que sua fatia polida do meteorito original é a maior seção de meteorito do mundo da classe “Pallasita”, medindo 92 cm por 50 cm. As pallasitas têm seu nome em homenagem ao naturalista alemão Peter Pallas, que no século 18 descreveu esses meteoritos. Nos anos 1790, elas foram usadas por E. F. Fk. Chladni para demonstrar que a queda de meteoritos era uma realidade, já que na época os cientistas consideravam a ideia toda uma fantasia.